BLOG

Vamos flexibilizar?

Certamente você já ouviu ou disse a palavra flexibilizar, sinônimo de tornar-se flexível, menos rígido. E quantas vezes você realmente precisou flexibilizar, uma ideia, um pensamento ou um comportamento? Talvez esteja fazendo mais que imagina, mas nem sempre nos damos conta disso, por outro lado, muito de nosso sofrimento pode estar ligado ao fato de não conseguirmos flexibilizar e acabamos presos em ideias e conceitos que nos mantém em sentimentos desagradáveis como angústia e raiva.

Temos uma tendência natural e familiar a fazes as coisas de forma mais fácil e familiar para nós, o que algumas vezes pode se tornar uma armadilha, pois deixamos de procurar novas formas, meios de melhorar e aprimorar determinadas situações somente por não conhecer e não querer tentar algo diferente, que é o mesmo que não flexibilizar.

Podemos ser surpreendidos por pensamentos como: “Eu não vou conseguir”, “Isso não faz sentido”, “Não vai funcionar”, “No meu caso não dará certo porque…” Estes são exatamente os exemplos de rigidez, as famosas armadilhas. Tentar iniciar algo novo parece tão difícil que se quer nos permitimos pensar sobre isso, considerando inclusive continuarmos presos as situações geradoras de emoções ruins à fazer algo diferente para mudar.

Também parece pouco óbvio que alguém vá preferir continuar sofrendo à mudar de comportamento, mas observe, o fazemos com bastante frequência. E é também sobre isso que a psicoterapia vai tratar, conhecer, identificar nossos padrões, nossa rigidez e ajudar na construção de novos recursos e desenvolvimento de flexibilizações, criando maior repertório de alternativas e possibilidades; assim, quando uma ideia não parece boa e gera sofrimento, podemos pensar em outra mais funcional, realista e com menor intensidade emocional.

E então, vamos flexibilizar? Qual a ideia atual que mais lhe causa sofrimento?

Psicóloga

11 – 99922-1612

Faça agora seu agendamento de forma rápida e tranquila clicando no botão abaixo

Local de Atendimento:

Alemeda Santos, 211

São Paulo – SP

Faça agora seu agendamento de forma rápida e tranquila clicando no botão abaixo:

Psicóloga Ana Liciani, 2019. Todos os Direitos Reservados.