BLOG

Qual o custo de viver culpando os outros pelo seu sofrimento?

Frequentemente temos o (mau) hábito de culpabilizar as situações, o que nos aconteceu ou outras pessoas pelo nosso sofrimento. “Estou triste porque ele me deixou.”, “Estou com raiva porque ela não me atende.”, “Estou ansioso porque não sei se meu chefe irá me promover.”

Nós temos sempre a (des)culpa e sua justificativa, mas nunca atribuímos a nós mesmos, a nossa responsabilidade. Vivemos como se fosse mais confortável continuarmos sofrendo e justificando para nós mesmos o que o outro nos fez.Pensando assim, não parece fazer muito sentido, não é? Como pode ser melhor entregar nossa vida nas mãos de alguém ou de alguma situação e ficar refém de que as coisas mudem para você se transformar e estar feliz outra vez?

Apesar de não parecer a melhor opção é mais comum que imagina e custa caro. Assumir responsabilidade é tomar para si um problema e a decisão de resolvê-lo. E tomar decisões é algo complicado para algumas pessoas, porque nos faz responsáveis pelo sucesso ou insucesso e no segundo caso, terá que lidar com a frustração de não ter saído como o planejado e começar de novo. É por isso, que muitas vezes, mesmo sem perceber, deixamos o outro responsável por nossas emoções, assim a culpa do que sinto é dele e não minha!

Mas acredite, custa menos assumir as rédeas,pode ser trabalhoso, mas te dá poder de controlar melhor aquilo que sente. Não deixe o outro decidir o que dói em você, cuidar mais dos limites das suas relações, do que afeta você ou não, daquilo que pode ou não alterar seu humor, é poder seu! Responsabilize-se!

Psicóloga

11 – 99922-1612

Faça agora seu agendamento de forma rápida e tranquila clicando no botão abaixo

Local de Atendimento:

Alemeda Santos, 211

São Paulo – SP

Faça agora seu agendamento de forma rápida e tranquila clicando no botão abaixo:

Psicóloga Ana Liciani, 2019. Todos os Direitos Reservados.