BLOG

As dificuldades no processo de mudança

A mudança geralmente traz consigo dois aspectos complexos: a responsabilidade por mudar e a dificuldade de fazê-la, depois do momento da conscientização.

Algumas pessoas dizem que mudar é difícil, outras arriscam olhar o poder da mudança como um ótimo benefício, quase uma dádiva. E a verdade é que envolve alguns aspectos importantes e sem conhecimento podem dificultar seu alcance, fazendo parecer que mudanças são sofridas e pouco prováveis.

Pode ser uma mudança de comportamento, de hábito ou estilo de vida, até de conceito sobre algo ou alguém. Se já é sabido sobre a forma de nos relacionarmos com o mundo estar associada a maneira como interpretamos as situações e não às situações em si, por que ainda assim parece tão difícil mudar?

Um dos principais ‘erros’ ao se tentar modificar algo em nós, é não ter clareza do que deve ser moldado. Frequentemente nos incomodamos, sofremos com alguma atitude de alguém próximo e desejamos que o outro mude para aliviar nossa angústia, como se somente essa mudança fosse necessária para nossa felicidade plena. Mas é um engano, o outro, sua ação e poder não podem ser medidos de acordo com nossas expectativas, afinal você mesmo não consegue atingir todas as expectativas alheias, certo?

Este é um bom exemplo de perceber quando nós devemos promover alguma modificação em nós mesmos, algo não parece agradar, há um desconforto e insatisfação no contexto atual e a mudança é o primeiro passo em direção ao alívio e bem estar. Precisamos nos responsabilizar, literalmente fazer acontecer ao contrário de sentar, esperar e se lamentar. E com isso, virão algumas complicações.

Os próximos passos surgem do processo de conscientização, muitas vezes queremos mudar a qualquer custo, mas não sabemos exatamente o que precisa ser mudado, quem queremos nos tornar e ainda não conhecemos o tamanho da nossa disposição para exercitar e tentar diversas vezes, por isso algumas pessoas julgam ser difícil e não conseguem.

Mudar requer responsabilidade, foco e disciplina para não desistir antes de conseguir. É trabalhoso, mas realizador!

Psicóloga

11 – 99922-1612

Faça agora seu agendamento de forma rápida e tranquila clicando no botão abaixo

Local de Atendimento:

Alemeda Santos, 211

São Paulo – SP

Faça agora seu agendamento de forma rápida e tranquila clicando no botão abaixo:

Psicóloga Ana Liciani, 2019. Todos os Direitos Reservados.